
Novembro Azul: PCE chama a atenção para o cuidado do homem com a próstata e a saúde
- ASCOM
- Saúde
Novembro Azul: PCE chama a atenção para o cuidado do homem com a próstata e a saúde
No dia 1 de novembro, colaboradores da PCE participaram de evento em alusão ao Novembro Azul, mês que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global. O evento contou com uma palestra do enfermeiro Jonas Pessoa, da Samel, e apresentação de produtos e corte de cabelo pela Drogaria Farmabem.
Jonas apresentou informações sobre o câncer de próstata, a importância da prevenção e os fatores de risco. “Muitos homens ainda têm receio de fazer o exame de próstata e cuidar da saúde em geral. Então, esse evento é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce”.
Durante a palestra, Jonas informou que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com Instituto de Câncer (Inca). “A causa exata da maioria dos cânceres de próstata não é conhecida, mas os pesquisadores descobriram alguns fatores de risco e estão tentando entender como esses fatores tornam as células prostáticas em cancerosas”.
Fatores de risco:
- Idade: homens acima dos 50 – ou 45 se fizerem parte do grupo de risco – devem ir ao urologista anualmente;
- Histórico família: se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença é ainda maior;
- Cor da pele: homens negros têm mais casos desse tipo de câncer;
- Obesidade: homens com sobrepeso ou obesos, além daqueles que fazem abuso do álcool e tabaco, tem mais chance de contrair a doença.